Para quem não conhece ou só ouviu falar, Steampunk é um gênero que abrange as mais variadas facetas, tais como literatura, cinema, música e até mesmo dança. Embora não seja uma exclusividade da subcultura gótica, atualmente nota-se o crescente laço entre as partes, tornando cada vez mais evidentes as características deste movimento.
O Steamer, entusiasta do gênero, vale-se de um estilo peculiar. O figurino é inspirado principalmente na era Vitoriana, séculos XIX e XX, com muito aparato em todos os sentidos. A vestimenta masculina é composta, no geral, de cartola, fraque sobre camisa, calças justas e botas de cano alto, por vezes um sobretudo customizado. Já as moças tendem a usar corsets de decote reto, moldando a cintura fina e quadris largos, com saias cheias e armadas.
Mas o que há de peculiaridade nisso? A cultura Steampunk se destaca pela ênfase à época do vapor. É evidente a referência à Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra e, devido este fato, é comum encontrar uma vasta gama de inventos movidos ao vapor, desde engenhocas simples até grandes máquinas aéreas.
Deste modo, também é comum encontrarmos, junto ao vestuário, inúmeros apetrechos como bússolas, binóculos, relógios de bolso, engrenagens, peças metálicas em si compondo o figurino. As principais cores presentes são o dourado envelhecido, o marrom e o preto. Embora hajam itens preestabelecidos, para se criar o visual ideal é sempre bom levar em conta a imaginação em primeiro lugar, sem espargir o foco, claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário